Artigos
2022
Autoria em capítulo de livro“Ações pedagógicas inclusivas na formação inicial e continuada dos participantes do projeto DUA/Coamar/UFSC e a produção de materiais e recursos acessíveis” de Eloisa Barcellos de Lima, Simone De Mamann Ferreira, Lucas Yuri Ferraz e Mayara Amanda Pereira, no livro “Estudos da deficiência na educação: anticapacitismo, interseccionalidade e ética do cuidado” – Organizadoras: Solange Cristina da Silva, Rose Clér Estivalete Beche e Laureane Marília de Lima Costa. – Florianópolis: UDESC, 2022. Acesse clicando aqui.
2021
Autoria em capítulo de livro “A Perspectiva dos Estudantes do CA/UFSC sobre Práticas Inclusivas de Ensino em Sala de Aula” (com Helen Denise Daneres Lemos, Ciriane Jane Casagrande da Silva, Eloisa Barcellos de Lima e Nedi Von Fruauff), no livro “Educação Contemporânea” – Volume 26, Editora Poisson – publicado em Julho de 2021. Acesse clicando aqui.
IFC, Tatiana Pires Escobar et al. GT28: Educação, Diferença e Processos Inclusivos. In: Anais do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. 2021. Acesse clicando aqui.
2020
Autoria de capítulo de livro “Oficinas de Formação Docente: Construção de Materiais Adaptados para Estudantes com Deficiência” (com Fernanda Albertina Garcia, Ciriane Jane Casagrande da Silva, Eloisa Barcellos de Lima, Cássia Cilene de Almeida Chalá Machado, Nedi Von Fruaff) no E-book “Da Educação Básica ao Ensino Superior: os desafios docentes no século XXI” (Volume II), ISBN: 978-65-86010-26-8, Capítulo 9, pg. 94 a 102, Editora: Uniedusul, Maringá/PR, 2020. Acesse clicando aqui.
2019
SOUZA, Luan Prates de et al. O ensino da Geografia acessível a pessoas com deficiência visual por meio do uso de globos terrestres táteis. 2020. Acesse clicando aqui.
LEMOS, Helen Denise Daneres et al. Organização, criação e adaptação de materiais e recursos pedagógicos para estudantes do CA/UFSC: Valorizando a abordagem curricular inclusiva. Anais do Colóquio Luso-Brasileiro de Educação-COLBEDUCA, v. 3. Acesse clicando aqui.
LIMA, Eloisa Barcellos de et al. Projeto de extensão COAMAR: Produzindo cultura de educação especial inclusivz. 2019. Acesse clicando aqui.
2018
Organização, Criação, Adaptação de Materiais e Recursos Pedagógicos: Abordagem Curricular Inclusiva. Acesse clicando aqui
O Professor e a Mediação da Aprendizagem Através de Recursos e Materiais Adaptados Para os Estudantes do CA/UFSC. Acesse clicando aqui.
Tessituras em Formação de Professores: Reflexões sobre Educação Inclusiva. Acesse clicando aqui
2017
FERREIRA, Simone De Mamann; SILVA, Nádia Barcelos da; LIMA, Eloisa Barcellos de. Elaboração, adaptação e Gestão de Materiais e recursos pedagógicos para os estudantes da Educação Especial do CA/UFSC. 2017. Acesse clicando aqui.
2015
EUGENIA: Uma herança de supremacia da ciência médica e biológica sobre a legislação brasileira à educação especial na primeira metade do século XX. Acesse clicando aqui.