Acessibilidade e Inclusão em Minicurso de Animação CCE e CA/UFSC

29/09/2025 11:40

 Partimos da nossa proposta em promover o acesso ao conhecimento e atender as peculiaridades de cada estudante do CA , observamos nas turmas do terceiros do em ensino médio do ano de 2024 os interesses dos estudantes em cursos profissionais de continuidade de seus estudos e dentre esses alguns manifestaram interesse e em curso de desenho em animação. Enquanto na docência de educação especial nesta turma tivemos a intenção por parte de uma estudante com TEA em aprofundar seus estudos, que já vinha fazendo de forma autodidata. 

  Na feira de cursos da ufsc contatamos com o CCE   para verificar de uma possibilidade de uma parceria em criarmos em conjunto um mini curso de desenho e animação que contemplasse os conhecimentos prévios de estudantes com vista em ampliá lo, encontramos apoio e parceria com a UIPI (Empresa Júnior de Design e Animação da UFSC) com a qual consolidamos a primeira fase do curso que unindo o conhecimento dos acadêmicos do curso de Animação e a metodologia do DUACOAMAR  apresentamos a seguir:

       

 

 

  O minicurso de animação proporcionou aos alunos não apenas a oportunidade de aprender técnicas fundamentais para a criação de personagens, mas também um espaço de expressão criativa, troca de experiências e fortalecimento de vínculos. Ao longo das aulas, os participantes conseguiram compreender e aplicar conceitos importantes relacionados ao desenho gestual, uso de formas e cores, expressões faciais e construção narrativa.

  Cada aluno demonstrou progresso em seu próprio ritmo, desenvolvendo personagens autorais com identidade visual e emocional, além de exercitar a imaginação e a capacidade de contar histórias. Mais do que isso, o grupo se formou como uma pequena comunidade criativa, onde os interesses em comum serviram de ponto de encontro para o diálogo, o apoio mútuo e o reconhecimento das habilidades uns dos outros. A experiência reafirma o valor de iniciativas como essa para o fortalecimento da educação inclusiva, do protagonismo juvenil e da formação cultural por meio da arte e da colaboração.

  A primeira fase do minicurso foi concluída com sucesso. A partir dessa ação, abriu-se a possibilidade  da continuidade para um minicurso fase 2, ainda com objetivos básicos do desenho e criação de personagens. Há indicação de que um terceiro módulo  poderá abordar conceitos e objetivos da animação. Conclui-se que os objetivos de um curso que aborda os preceitos do design e animação, requer uma organização em 3 módulos: princípios básicos do design; princípios da criação de personagens e no terceiro momento, os princípios básicos para animação.

Para acessar mais detalhes do projeto clique link a baixo:

file:///C:/Users/pc/Downloads/Projeto_Extensao_-_Acessibilidade_e_inclus%C3%A3o_em_M%20(3).pdf%20(2).pdf